Glândulas Salivares
Glândulas Salivares
São várias as glândulas responsáveis pela produção e excreção de saliva, destacando-se as três maiores que são passíveis de estudo pela ultrassonografia: parótidas, submandibulares e sublinguais.
As glândulas parótidas situam-se adjacentes à orelha e ao ângulo da mandíbula sendo conhecidas popularmente pela ocorrência da cachumba quando estão inflamadas, ocasião em que o diagnóstico é feito na maioria das vezes pelo exame clínico, e, em caso de dúvida a ultrassonografia pode fechar tal diagnóstico pela identificação de vários nódulos difusamente distribuídos, correspondendo aos gânglios aumentados no interior da glândula.
Além da cachumba (parotidite), a ultrassonografia pode ainda diferenciar tumores verdadeiros da glândula de outras enfermidades como abscesso, cisto ou mesmo processos inflamatórios crônicos, os quais podem ocorrer após tratamento com radioterapia para câncer da tireóide e também por doenças relacionadas à imunidade como a artrite reumatóide.
Com relação aos tumores, na maioria das vezes são benignos destacando-se o adenoma pleomórfico e em seguida lugar o tumor de Warthin, os quais podem ocorrer em qualquer das glândulas salivares, porém mais comumente nas parótidas.
Uma grande indicação para ultrassonografia das glândulas salivares é a pesquisa de cálculo, o que é mais comum na glândula submandibular, podendo ocorrer no seu interior ou mesmo em seu ducto onde causa obstrução com inchação e dor local.