ULTRA-SONOGRAFIA DO TORNOZELO
ULTRA-SONOGRAFIA DO TORNOZELO
A ultra-sonografia há muito vem se definindo como método de exame complementar essencial em muitas áreas da medicina. Na ortopedia avalia com precisão a maioria das lesões músculo-tendinosas.
Atualmente com a grande quantidade de lesões desportivas, uso de calçados inadequados e torções ou movimentos bruscos causados pela correria do dia a dia, o tornozelo tornou-se alvo de muitas consultas ortopédicas, e dentre os métodos de exames diagnósticos a ultra-sonografia destaca-se por estudar as lesões tendinosas de forma adequada, como os processos inflamatórios agudos ou crônicos do tendão de Aquiles e dos vários outros tendões locais; fasciite plantar que acompanha o esporão do calcâneo; neuroma de Morton que trata-se de um nódulo no nervo entre os dedos; derrame articular, bursites, algumas lesões ligamentares; cistos sinoviais; etc.
Através do ultra-som podemos ainda, quando necessário, puncionar coleção de líquido do tipo pús ou sangue, seja para confirmar uma suspeita diagnóstica ou até mesmo para resolver a coleção estudada.