Gânglios da Região Cervical

Gânglios da Região Cervical

É muito comum o aparecimento de “caroços” no pescoço devido ao aumento dos linfonodos (gânglios). Este aumento pode ser causado por inúmeras doenças como simples processos inflamatórios dos quais destacam-se amigdalite, faringite, sinusite e otite; outras doenças benignas como blastomicose, tuberculose, mononucleose, etc; além de várias doenças malignas como câncer de laringe, da tireóide, das glândulas salivares, melanoma, pulmão, mama, etc.
A ultrassonografia é um exame de grande utilidade para verificar não a causa específica, mas os critérios de benignidade e de malignidade. Como se sabe, os gânglios são estruturas ovaladas, pequenas, contendo área central conhecida como hilo, por onde entram e saem os vasos sanguíneos.
Quando os gânglios estão aumentados, porém mantendo o aspecto ovalado e com o hilo visualizado ao ultra-som, geralmente trata-se de processo benigno, o que muitas vezes é acompanhado de vascularização normal ou aumentada apenas na região hilar.
Por outro lado, quando os gânglios aumentam de volume e assumem formato arredondado com perda da identificação do hilo, faz pensar em doença maligna, muitas vezes acompanhado de fluxo sanguíneo aumentado mesmo fora da região hilar.
Nem sempre é possível fazer essa diferenciação, havendo alguns casos inespecíficos, por outro lado, algumas vezes, além de fazermos a diferenciação podemos também identificar o fator causador, como por exemplo um tumor da glândula tireóide.

WhatsApp